Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

31 agosto 2009

Min. da Justiça ignora 38 tribunais com más condições

A Associação Sindical de Juízes denunciou casos de tribunais a precisar de intervenção urgente em 2007. O Ministério da Justiça está a fazer uma reforma do sector que não contemplou 38 casos graves.
continua in
Diário de Notícias

Etiquetas:

Tribunais reabrem amanhã

Os tribunais reabrem oficialmente na terça-feira depois das férias judiciais de Verão, prosseguindo agora, entre outros, o julgamento do processo de pedofilia da Casa Pia, que é já o mais longo de sempre em Portugal
continua in
SOL

Etiquetas: ,

Férias da Justiça terminam, mas os problemas mantêm-se

Terminam hoje as férias judiciais e as queixas do costume mantêm-se: a Justiça em Portugal é lenta e funciona mal, o que se reflecte na vida dos cidadãos e das empresas. Pela importância de que se reveste, o tema é objecto de análise por parte dos principais partidos nos manifestos que vão apresentar às próximas eleições legislativas de 27 de Setembro, com PS e PSD a concordarem na necessidade de simplificação do processo civil para reduzir a pequena e média criminalidade.
continua in
Diário Económico

Etiquetas:

Tribunais reabrem com maior parte dos problemas por resolver

Juízes, magistrados e advogados acusam políticos de serem o grande entrave no sector. A sentença é unânime: a justiça em Portugal funciona devagar, mal, e é elitista. E, independentemente do partido que vença as próximas eleições legislativas, o seu (mau) estado está para durar. Hoje acabam as férias judiciais, retoma-se a contagem dos prazos e o andamento dos processos.
continua in
Diário Económico

Etiquetas: ,

20 agosto 2009

Advogados de Lisboa criam plano de contingência

O Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados criou na segunda-feira um plano de contingência para a prevenção da gripe A. Reforço das práticas de limpeza no refeitório, nas casas de banho e nos elevadores são algumas das medidas avançadas pela delegação de Lisboa da Ordem dos Advogados. Este documento, disponível no site do CDL, avança sete medidas preventivas.
continua in
Diário de Notícias

Etiquetas: ,

Política congelou combate ao crime

Em Portugal legisla-se muito e mal." A frase, de Cunha Rodrigues, é uma das críticas do ex-procurador-geral da República que constam no livro ‘Recado a Penélope’ que será apresentado no dia 4 de Setembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
continua in
Correio da Manhã

Etiquetas:

19 agosto 2009

Polícias agredidos obrigados a pagar custas

Dois agentes da PSP foram agredidos na Amadora. Os dois agressores foram condenados em tribunal, mas como apresentaram atestado de pobreza livraram-se de pagar uma indemnização pelos danos morais e físicos causados aos polícias. Estes, embora nada tenham recebido, foram agora notificados para pagar as custas do processo: 400 euros cada um
continua in
Diário de Notícias

Etiquetas: ,

Supremo manda prender empresário

Dois anos depois de o Tribunal de S. João Novo, no Porto, ter absolvido Manuel Albert Soares do crime de tentativa de homicídio, o Supremo Tribunal de Justiça fixa jurisprudência e decide que preparar um homicídio que não se concretiza é efectivamente crime.
continua in
Correio da Manhã

Etiquetas: ,

Jovem violada obrigada a esperar para fazer peritagem médica

As peritagens do Instituto de Medicina Legal em Agosto não se realizam durante a noite, de segunda a quinta-feira, porque só existem três médicos disponíveis, explica o presidente do instituto.
continua in
Jornal de Notícias

Etiquetas:

18 agosto 2009

Juízes querem plano de contingência para a gripe A

O Sindicato dos Juízes exige um plano de contingência contra a Gripe A nos tribunais. O Sindicato afirma que o plano elaborado pelo Ministério da Justiça ainda não saiu do papel e que, até agora, ainda não foi distribuído qualquer tipo de material de protecção ou de limpeza nem a funcionários nem a juízes.
continua in
RTP

Etiquetas: ,

Já é possível acompanhar as reclamações on-line

Apresentou uma reclamação? Então saiba que agora já pode acompanhar, através da Internet, a informação sobre o estado da reclamação. Uma possibilidade que ontem se tornou realidade com a entrada em funcionamento da Rede Telemática de Informação Comum.
continua in
Jornal de Notícias

Etiquetas:

13 agosto 2009

Faleceu o Colega Daniel Andrade

Faleceu o advogado Daniel Andrade, Presidente do Conselho Distrital de Coimbra.Daniel Andrade exercia advocacia desde Janeiro de 1986 tendo sido eleito Vogal Tesoureiro do Conselho de Coimbra no Triénio 1999-2001, cargo que manteve no triénio seguinte (2002-2004). Em 2005 foi eleito Presidente do Conselho Distrital de Coimbra cargo que ocupava actualmente. O funeral terá lugar no próximo dia 14 de Agosto (6ª feira), pelas 11:00 horas, em Coimbra, saindo da igreja de São José (junto ao Estádio Cidade de Coimbra).

Etiquetas:

Marinho Pinto põe Ordem em tribunal

O bastonário dos advogados interpôs uma providência cautelar contra o Conselho Superior do mesmo organismo para impedir uma assembleia geral, em Setembro. Mas esta não vai realizar-se por "culpa" de Marinho e Pinto.
continua in
Jornal de Notícias

Etiquetas: ,

Eleições contaminadaspor processos judiciais

Numa campanha que se adivinha muito disputada, com os socialistas e os sociais-democratas próximos nas sondagens, os casos de justiça que envolvem políticos podem irromper no debate. Manuela Ferreira Leite já lembrou o caso Eurojust para rebater as críticas dos que a acusa de fugir à "política de verdade" ao incluir dois arguidos nas listas por Lisboa
continua in
Diário de Notícias

Etiquetas:

Regras para Empregados de hotéis e restaurantes

Com o aumento acentuado de casos de infectados no Sul, as unidades hoteleiras estão a adoptar normas de prevenção rigorosas para os funcionários. Há medidas desde tirar a temperatura aos empregados até à obrigação de tomarem duche antes de entrarem ao serviço.
continua in
Diário de Notícias

Etiquetas: ,

12 agosto 2009

Bastonário em tribunal contra Conselho Superior

O bastonário da Ordem dos Advogados interpôs uma providência cautelar no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa com o objectivo de suspender a deliberação do Conselho Superior que convoca uma Assembleia-geral Extraordinária de Advogados.A decisão do Conselho Superior, presidido por José António Barreiros, foi tomada em Junho, com o objectivo de discutira proposta de alteração do Estatuto da Ordem, uma vez que o documento foi entregue ao Governo sem prévio conhecimento à classe.
continua in
SMMP

Etiquetas:

Falências travam devolução de IRS

Há milhares de trabalhadores independentes em risco de esperar vários meses até que o Estado lhes devolva o IRS de 2008. Tudo porque as empresas para as quais prestaram serviços estão em situação de falência ou em graves dificuldades financeiras e não entregaram as retenções ao Fisco.
continua in
Correio da Manhã

Etiquetas: ,

05 agosto 2009

Impressões digitais já denunciam data do crime

Método inovador para ciências criminais e forenses permite conservar vestígios de explosivos ou drogas, diz investigadora do Centro de Engenharia Mecânica da Universidade. Investigadores da Universidade de Coimbra fizeram uma descober- ta fundamental para a investigação criminal: detectar impressões digitais - através da análise das armas do crime, brancas ou de fogo - que denunciam o momento em que os actos foram cometidos.
continua in
Diário de Notícias

Etiquetas: ,

Caso Vanessa: Ministro da Justiça castigou sem razão

Uma pena disciplinar aplicada a uma responsável do Instituto de Reinserção Social pelo ministro da Justiça, no âmbito do caso de uma morte de uma criança em 2005, no Porto, foi anulada pelo Tribunal Administrativo e Fiscal.
continua in
Jornal de Notícias

Etiquetas:

Dados de acesso à Internet passam a ficar guardados

Data e hora de ligação à Internet, endereço de IP, nome e endereço do utilizador ou subscritor do serviço, localização de aparelhos móveis – são apenas alguns dos dados que, a partir de amanhã, os operadores de telecomunicações passam a ter de guardar durante um ano, para o caso de um juiz requerer a informação. De fora desta medida fica todo o conteúdo das comunicações, cuja retenção continua a ser proibida.
continua in
Público

Etiquetas:

Passageiros de comboio têm direitos assegurados

Os passageiros de comboio têm, desde 2008, um diploma que estabelece os seus direitos, recorda a Deco, apontando vários exemplos. Em caso de supressão temporária de serviços, o transportador deve encontrar uma forma, sem qualquer acréscimo de custo, de fazer chegar ao destino o passageiro e a respectiva bagagem.
continua in
Jornal de Notícias

Etiquetas:

04 agosto 2009

Cavaco Silva recebe mais 20 diplomas na quinta-feira

Cerca de duas dezenas de diplomas vão chegar a Belém para promulgação no final da semana. A juntar aos 25 enviados há quatro dias. Todos aprovados pela Assembleia da República em Julho. A que se juntarão outros 60 do Governo.
continua in
Diário de Notícias

Etiquetas: ,

Relação de Évora condena praxes violentas

O Tribunal da Relação de Évora confirma a condenação de seis jovens acusados de co-autoria de um crime de ofensas à integridade física qualificada e um outro de coacção. Em causa está uma praxe na Escola Agrária de Santarém.
continua in
Jornal de Notícias

Etiquetas: