Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

01 novembro 2006

Estado está a "gastar de mais"

O presidente do Tribunal de Contas defendeu que o Estado está a "gastar demais" e a gastar aquilo que vai ser criado pelas gerações futuras. Guilherme d'Oliveira Martins falava à margem da conferência "Ajudar o Estado e a sociedade a gastar melhor", organizada pela instituição a que preside, para assinalar o Dia Mundial da Poupança que ontem se assinalou.

"Temos que fazer muito para gastar melhor", afirmou, na perspectiva de que o Estado tem muito a fazer para gastar melhor o dinheiro dos contribuintes.

Inverter a situação passará, em sua opinião, pela acção do Tribunal de Contas, enquanto entidade fiscalizadora da utilização dos dinheiros públicos. Quanto melhor estes forem usados, mais espaço haverá para a redução de impostos, disse.

Na mesma conferência, o académico Manuel Porto sustentou a ideia de que o Estado está a gastar dinheiro a mais com as SCUT, com as indemnizações compensatórias que o Estado paga, por exemplo, às RTP e aos transportes municipais, bem como com o comboio de alta velocidade.

Citou os três casos como exemplos de investimento do Estado que não são rentabilizados e que representam um acréscimo "significativo" de custos para os cofres públicos.
continua in
Jornal de Notícias