Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

29 dezembro 2006

Exame prático à distância

Numa prova teórica realizada este ano, Hipólito Pereira deparou com as seguintes pergunta e respostas alternativas "Na condução urbana, em locais onde existem carris eléctricos, os condutores de motociclos devem: A - Evitar passar sobre os carris sob pena de sofrer um acidente; B - Passar sobre os carris, cruzando-os o mais possível numa trajectória diagonal; C - Passar sobre os carris, cruzando-os o mais possível numa trajectória perpendicular".

Apesar de ter escolhido a resposta A, por a considerar correcta e de aplicação geral, o sistema de correcção considerou-a errada, já que a resposta C deveria ter sido escolhida. Hipólito apresentou reclamação no dia 20 de Janeiro. Mais de dois meses depois, a Direcção-Geral de Viação considerou deferida a reclamação.

Para Eduardo Vieira Dias, presidente da Associação Nacional dos Industriais do Ensino da Condução Automóvel (ANIECA), este é apenas um exemplo entre uma vasta quantidade de erros que as provas teóricas em multimédia apresentam. "Vê-se um pouco de tudo imagens que não se adequam às perguntas, questões mal formuladas, mais do que uma resposta certa entre três à escolha, como a DGV acaba sempre por reconhecer. As provas estão cheias de erros, mas, apesar das reclamações, ninguém as corrige", alertou.

O presidente da ANIECA contesta, igualmente, o que considera ser uma ilegalidade cometida pela DGV e que tem a ver com o tempo de resposta às reclamações apresentadas pelos examinandos. "Quando os alunos reclamam, a resposta devia ser dada em 15 dias, conforme prevê a lei. O problema é que a DGV chega a levar três meses a dar a resposta! Muitos alunos desesperam e, como têm urgência em obter a carta, acabam por se inscrever em novo exame teórico", revelou. "É mesmo uma vergonha. Há perguntas feitas nas provas que até nós instrutores e examinadores ficamos estupefactos a olhar para elas, pois não dá para entender o que se pretende", afirmou. No seu entender, a prova teórica deveria ter 70 ou 80 questões (em vez das 30) com respostas de "verdadeiro ou falso".
continua in

Etiquetas: