Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

31 agosto 2006

Entrevista ao Bastonário Rogério Alves

Entrevista publicada na Revista Leilões e Negócios, Agosto de 2006

O dirigente máximo dos advogados portugueses reconhece o esforço governamental no campo da Justiça, mas não se exime às críticas e observações que entende necessárias em campos como a gestão estatal das defesas oficiosas ou o marasmo na acção executiva. E considera que o sucesso do Simplex servirá para medir o êxito do Executivo.

Rogério Alves, optimista por natureza, mostra grande preocupação quanto à presente situação económica portuguesa, que, em sua opinião, necessita apenas de muito trabalho para recuperar. Para tal, diz estar a bater-se por uma Justiça melhor, na qual os investidores confiem mais.

Criticando algumas medidas adoptadas pelo ministro da Justiça, o Bastonário dos advogados revela ainda insatisfação quanto à tramitação dos processos de insolvências. Por outro lado, e como entende que a vontade dos indivíduos não pode ser pré-fabricada, rejeita os moldes actuais da Empresa na Hora. Até porque a intervenção dos causídicos no processo fica bastante reduzida.
continua in