Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

19 setembro 2006

Tribunal belga proíbe Google de reproduzir títulos de notícias

O motor de busca Google foi proibido por um tribunal belga de reproduzir os títulos e excertos de artigos de jornais em língua francesa publicados no país. Esta decisão de protecção dos direitos de autor é inédita e contraria aquilo que se tornou uma prática comum em todo o mundo.

A queixa contra o motor de busca mais usado em todo o mundo foi feita ao tribunal pela Copiepresse, uma organização que gere os direitos de autor da imprensa belga de língua francesa e alemã. A decisão judicial estipula que o Google terá que pagar uma multa de um milhão de euros por dia se não obedecer à proibição a partir de ontem, disse a secretária-geral da Copiepresse, Margaret Boribon.

No entanto, os links e os resumos de artigos das edições de ontem de jornais belgas como La Derniere Heure, La Libre Belgique ou Le Soir estavam de manhã disponíveis na versão belga do Google.
continua in