Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

29 junho 2006

Metade dos hospitais privados fora da lei


Vinte das 41 unidades privadas de saúde existentes em Portugal estão a funcionar sem licenciamento. Uma situação agravada quando 18 das instituições não podem obter licença à luz da actual legislação e aguardam há mais de 12 anos por uma alternativa. O Hospital da CUF Infante Santo, em Lisboa, é apenas um dos exemplos.

Em causa está o facto destas unidades hospitalares não cumprirem os parâmetros mínimos de qualidade, no que diz respeito às instalações e aos recursos humanos, previstos no decreto regulamentar n.º 63/94. A razão é simples: os 18 hospitais já existiam antes da aprovação da legislação, em 1994, e, por isso, os edifícios não foram construídos de acordo com as novas regras. “Ou deitam abaixo ou não vão conseguir obter o licenciamento”, garantiu ao CM a Direcção-Geral de Saúde (DGS).
continua in