Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

22 julho 2006

Eleições poderão ser antecipadas

José Miguel Júdice entregou o colar de bastonário e garantiu que não voltará a entrar na Ordem dos Advogados a não ser para velar o corpo de colegas que tenham falecido. Cá fora, vários dos seus apoiantes falavam já em eleições antecipadas. João Correia, seu número dois quando foi bastonário, considerava que "quem viola direitos fundamentais (direito de defesa) não tem legitimidade para punir seja quem for". A atitude do conselho mancha, na opinião deste advogado, toda "uma cultura de liberdade" que sempre foi apanágio da Ordem.

Paula Teixeira da Cruz foi ainda mais longe, defendendo que o julgamento de ontem "se assemelhou muito" aos "tribunais plenários" .

"Vivemos hoje uma página muito triste na história da Ordem dos Advogados", comentou Garcia Pereira, considerando "lamentável" que se tenha limitado a defesa de Júdice a meia hora, quando a acusação dispôs de três horas.

Para pedir a antecipação de eleições, basta reunir um número estatutariamente definido de advogados e nenhum destes três com quem falámos o pôs de parte.

O Conselho vai agora apreciar a prova (acusação e defesa), não tendo ainda data concreta para proferir uma decisão.
ler in
http://jn.sapo.pt/2006/07/22/nacional/eleicoes_poderao_antecipadas.html