Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

09 agosto 2006

Comissão Europeia recua e defende os fumadores

A Comissão Europeia recuou: afinal, é "contra" a discriminação dos fumadores na contratação para um qualquer emprego - embora a legislação comunitária permita essa mesma discriminação. Mantendo apenas o princípio político, a comissão não pretende fazer qualquer mudança na lei europeia: remete para cada Estado membro a tarefa de elaborar legislação específica que combata as tentativas de exclusão do acesso ao trabalho por parte dos dependentes do tabaco.

Portugal, ao que o DN apurou, não pensa fazer nada para já: a convicção é a de que o Código do Trabalho e a Constituição interditam qualquer tipo de discriminação - embora não a nomeiem especificamente -, pelo que o trabalhador que "comprovadamente for excluído de um cargo pelo facto de ser fumador deve denunciar o caso à Inspecção do Trabalho. É um critério proibido e punido com contra-ordenação ", refere fonte do Ministério do Trabalho e da Solidariedade.
continua in