Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

18 outubro 2006

Pinto Monteiro enfrenta primeira crise do mandato

A primeira decisão de Fernando Pinto Monteiro como procurador-geral da República (PGR) foi vetada pelo Conselho Superior do Ministério Público (CSMP). O novo PGR propôs o nome de Mário Gomes Dias para vice-procurador-geral, mas perdeu a eleição por um voto. Ao DN, Pinto Monteiro não quis comentar o veto. Mas deverá insistir no nome na próxima reunião, marcada para 3 de Novembro.

De acordo com os relatos feitos ao DN por elementos do CSMP, apesar da surpresa, Pinto Monteiro afirmou que respeitava a votação democrática do órgão. Antes da votação, o novo procurador-geral teceu alguns comentários ao curriculum de Mário Gomes Dias, previamente distribuído aos 19 membros do Conselho. Disse que conhecia o magistrado há muitos anos e que o indicou por ser uma pessoa da sua confiança pessoal, realçando o facto de Mário Gomes Dias ser o mais antigo procurador-geral adjunto do Ministério Público. E acrescentou que foi o único convite que fez.
continua in