Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

04 janeiro 2007

Advogados à lupa

Incompetentes e careiros? Nem por isso: um inquérito diz tratar-se de uma classe estimada

POUCOS FILMES TER-SE-ÃO baseado tanto na imagem pública da advocacia como Filadélfia. Há um advogado de renome (Tom Hanks) que quer processar os patrões por discriminação, após o terem despedido por ser portador de HIV.

O único colega que aceita defendê-lo (Denzel Washington) tem fama de espertalhão e de levar a tribunal tudo e mais alguma coisa. Mas será ele quem vencerá e quem mostrará, até ao seu próprio cliente, que, afinal, as aparências iludem. A mesma ilação se retira do recente estudo feito pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, acerca da função social do advogado: esbatendo o estereótipo luso dos causídicos manipuladores e que cobram couro e cabelo. Com efeito, a significativa maioria dos 1239 inquiridos considera bastante eficaz a qualidade dos serviços prestados por estes profissionais, o mesmo acontecendo em relação à justiça dos honorários e à confiança estabelecida.

Os dados deste que é o primeiro estudo em que a classe é externamente avaliada surpreenderão também os próprios advogados, uma vez que, no inquérito interno realizado em 2004, a maioria dos causídicos (50,3%) considerava que a classe tinha uma imagem pública negativa.
continua in
SMMP

Ler conclusão deste inquérito in:

Etiquetas: