Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

13 setembro 2007

Ministro admite criação de gabinetes de imprensa de apoio à Justiça

O ministro da Justiça admitiu ontem, em Leiria, a possibilidade de virem a ser criados gabinetes de imprensa para apoiar os magistrados e os tribunais nos casos mais mediáticos. Falando à margem de uma cerimónia em Leiria, Alberto Costa revelou que a criação desses gabinetes consta de uma “proposta que existe formulada há algum tempo” e que está a ser estudada pela tutela. No entanto, agora a prioridade é a “reforma do mapa judiciário e da organização dos tribunais” e para novas estruturas são necessários “recursos e condições” que agora não existem.

“Estamos a atravessar uma fase de contenção orçamental”, sublinhou o ministro, admitindo que essas estruturas de relação com os media possam estar ligadas “aos gabinetes de apoio aos magistrados” que venham a ser criados. Por outro lado, o novo Código do Processo Penal, que vai entrar em vigor no dia 15, implica também alterações ao segredo de justiça que pretendem ser uma “solução apropriada para os problemas que vínhamos sentido nesse domínio”, nomeadamente nos casos cada vez mais mediáticos, acrescentou o ministro.
continua in
O Primeiro de Janeiro

Etiquetas: ,