Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

03 dezembro 2007

Entrevista a Maria José Morgado

Existe a percepção de que em Portugal há múltiplos casos de corrupção mas poucas condenações. Porquê?

O porquê das poucas condenações terá a ver... Vamos lá pesar as palavras... Existe, de facto, uma discrepância entre aquilo que se pode considerar criminalidade real no âmbito da criminalidade económico-financeira e as suas consequências dentro do sistema penal. Há um desvio de resultados que leva a essa representação popular de descrença no próprio sistema. Quanto às causas, são múltiplas e variadas: desde a forma como está organizado o Ministério Público, à forma como este se articula ou se deveria articular com a Polícia Judiciária nesta área - área que é da competência material reservada da Polícia Judiciária - e, acima de tudo, a falta, isto na minha opinião pessoal, de um plano conjunto de actuação entre o Ministério Público e a Polícia, com a definição de objectivos comuns e, depois, a execução de um plano de acção.
continua in
Diário de Notícias

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger José António Borges da Rocha said...

Há desvio de resultados, pois há e a culpa nem sempre é dos "outros" doutora.
Dou-lhe só um exemplo, dê uma vista de olhos à forma e substância da decisão que recaiu no inquérito NUIPC 4037/06.8TDPRT e depois diga-me porque é que o cidadão não confia na justiça?

Saudação

12/04/2007 7:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home