Entrevista a Maria José Morgado
Existe a percepção de que em Portugal há múltiplos casos de corrupção mas poucas condenações. Porquê?
O porquê das poucas condenações terá a ver... Vamos lá pesar as palavras... Existe, de facto, uma discrepância entre aquilo que se pode considerar criminalidade real no âmbito da criminalidade económico-financeira e as suas consequências dentro do sistema penal. Há um desvio de resultados que leva a essa representação popular de descrença no próprio sistema. Quanto às causas, são múltiplas e variadas: desde a forma como está organizado o Ministério Público, à forma como este se articula ou se deveria articular com a Polícia Judiciária nesta área - área que é da competência material reservada da Polícia Judiciária - e, acima de tudo, a falta, isto na minha opinião pessoal, de um plano conjunto de actuação entre o Ministério Público e a Polícia, com a definição de objectivos comuns e, depois, a execução de um plano de acção.
continua in
Diário de NotíciasO porquê das poucas condenações terá a ver... Vamos lá pesar as palavras... Existe, de facto, uma discrepância entre aquilo que se pode considerar criminalidade real no âmbito da criminalidade económico-financeira e as suas consequências dentro do sistema penal. Há um desvio de resultados que leva a essa representação popular de descrença no próprio sistema. Quanto às causas, são múltiplas e variadas: desde a forma como está organizado o Ministério Público, à forma como este se articula ou se deveria articular com a Polícia Judiciária nesta área - área que é da competência material reservada da Polícia Judiciária - e, acima de tudo, a falta, isto na minha opinião pessoal, de um plano conjunto de actuação entre o Ministério Público e a Polícia, com a definição de objectivos comuns e, depois, a execução de um plano de acção.
continua in
Etiquetas: Maria José Morgado
1 Comments:
Há desvio de resultados, pois há e a culpa nem sempre é dos "outros" doutora.
Dou-lhe só um exemplo, dê uma vista de olhos à forma e substância da decisão que recaiu no inquérito NUIPC 4037/06.8TDPRT e depois diga-me porque é que o cidadão não confia na justiça?
Saudação
Enviar um comentário
<< Home