Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

11 outubro 2006

Falta de meios do Ministério Público limita combate ao crime financeiro

A falta de meios financeiros e humanos é a principal responsável pelas falhas do Ministério Público na punição dos crimes económicos e infracções.

A conclusão é partilhada pelos especialistas em mercado de capitais que ressalvam, contudo, que a actual lei é adequada. Mas faltam meios.

“Não é um problema de leis ou de falta de soluções legislativas”, defende Jorge Brito Pereira, advogado da PT e sócio da PLMJ. “O que se verificou nos últimos seis anos com a reforma do Código dos Valores Mobiliários foi excelente porque resultou na modernização dos meios legais”. Mas, na opinião do advogado, “há uma notória falta de meios de coordenação na actuação do MP e da PJ para conduzir a investigação, a acusação e o julgamento a bom porto”.

Os números provam a conclusão: desde 2003 chegaram à barra dos tribunais apenas oito processos relacionados com crimes de mercado, a maioria dos quais por abuso de informação. O saldo é de seis condenações e duas absolvições, estas últimas já em 2006.
continua in
Diário Económico