Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

26 outubro 2006

Leis custam às empresas 6,1 mil milhões de euros

O valor dos encargos das empresas com processamentos de impostos, regulamentos e registos necessários para cumprir as leis do País atinge os 6,1 mil milhões de euros em Portugal, 4% do PIB a preços de 2006, de acordo com cálculos da Associação Industrial Portuguesa (AIP).

A estimativa dos custos com a regulamentação foi ontem publicada no relatório anual da competitividade da AIP, que em 35 indicadores de "desempenho" económico, abrangendo os 25 países da União Europeia, UE, demonstra que a "posição relativa" de Portugal piorou em 12 rankings, manteve em 10 e melhorou em 13.

Portugal continua a falhar nos indicadores fundamentais para o desempenho da economia. Foi o sétimo Estado da UE a 15 a registar o maior aumento dos custos unitários do trabalho (nominais), na indústria. Entre 2003 e 2005, os custos dos industriais com a força de trabalho apresentavam taxas de crescimento menores que a Itália, Grécia e Espanha, por exemplo, mas superior à média da UE a 15, que, no mesmo período, conseguiu retrair os custos do trabalho em 0,1%. Uma evolução que pode dificultar a colocação de produtos industrias no mercado.
continua in
Diário de Notícias