Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

29 outubro 2006

Lutas sem abrigo

Texto do Dr. Rui Pereira

Os jovens não compreendem que é a sua própria humanidade que negam quando injuriam e maltratam os sem-abrigo.

Quatro adolescentes norte-americanos produziram um vídeo abominável. ‘Bumfigths’, assim se chama a sua vergonhosa criação, mostra vários sem-abrigo a espancar-se, a dar com a cabeça nas paredes ou mesmo a arrancar dentes com alicates. O seu sucesso foi tal que os novos empresários do audiovisual venderam mais de 300 000 mil cópias da ‘obra’ e acrescentaram-lhe duas sequelas bem sucedidas.

Para participarem no vídeo, os sem-abrigo receberam comida, roupa, alojamento temporário, pequenas quantias de dinheiro (entre vinte e cem dólares) ou mesmo coisa nenhuma. Alguns ficaram seriamente feridos, fracturando ossos das pernas e dos braços. Entretanto, o exemplo fez escola nos EUA. Grupos de adolescentes esmurraram e pontapearam, por puro divertimento, os sem-abrigo mais à mão. No caso mais grave, bateram num homem até à morte e foram condenados a trinta anos de prisão.
continua in

Correio da Manhã