Concorrência da cerveja e do código da estrada
A capacidade de escoamento da produção de vinhos no mercado nacional diminui sustentadamente há mais de uma década.
Em 2005, último ano contabilizado, Portugal produziu um pouco mais de 7,4 milhões de hectolitros de vinho, mas o mercado interno consumiu um pouco menos de cinco milhões. Os grandes concorrentes são a cerveja e… o código da estrada. O primeiro grande impacto na produção vinhateira nacional deu-se quando o Estado decidiu, a mando da União Europeia, acabar de vez com o princípio segundo o qual “beber um copo de vinho dá de comer a um milhão de portugueses”, da chancela de Oliveira Salazar. A introdução de restrições ao consumo entre os condutores e a mais recente diminuição do grau de alcoolémia aceitável pelo código e pelas brigadas da GNR mereceu o desacordo do sector, mais interessado na pedagogia do consumo responsável.
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Em 2005, último ano contabilizado, Portugal produziu um pouco mais de 7,4 milhões de hectolitros de vinho, mas o mercado interno consumiu um pouco menos de cinco milhões. Os grandes concorrentes são a cerveja e… o código da estrada. O primeiro grande impacto na produção vinhateira nacional deu-se quando o Estado decidiu, a mando da União Europeia, acabar de vez com o princípio segundo o qual “beber um copo de vinho dá de comer a um milhão de portugueses”, da chancela de Oliveira Salazar. A introdução de restrições ao consumo entre os condutores e a mais recente diminuição do grau de alcoolémia aceitável pelo código e pelas brigadas da GNR mereceu o desacordo do sector, mais interessado na pedagogia do consumo responsável.
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Etiquetas: Cerveja, Código da Estrada
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