Empresas vão poder verificar baixas por doença
A partir da próxima segunda-feira, qualquer empresa poderá pedir à Segurança Social (SS) que verifique se os seus trabalhadores de baixa estão, realmente, doentes e, se não tiverem uma resposta no prazo de 24 horas, poderão entregar essa tarefa a um médico à sua escolha. Caso queiram contestar o resultado, trabalhadores e empresas têm um prazo de um dia para requerer uma junta médica, cuja decisão será final e vinculativa.
A medida já está prevista no Código de Trabalho publicado pelo antigo ministro do Trabalho Bagão Félix, em 2002, mas só anteontem foi publicado o último texto legal que permite a sua entrada em vigor, obrigando a empresa a pagar 40 euros de cada vez que solicita uma inspecção médica (se não pagar, a SS ignora o seu pedido de inspecção). Com a publicação da portaria, fica também definida a perda do direito ao subsídio e aos correspondentes dias de licença sempre que o médico der o trabalhador como apto - uma possibilidade que, antes, só se abria às inspecções realizadas pela iniciativa da Segurança Social.
continua in
Jornal de NotíciasA medida já está prevista no Código de Trabalho publicado pelo antigo ministro do Trabalho Bagão Félix, em 2002, mas só anteontem foi publicado o último texto legal que permite a sua entrada em vigor, obrigando a empresa a pagar 40 euros de cada vez que solicita uma inspecção médica (se não pagar, a SS ignora o seu pedido de inspecção). Com a publicação da portaria, fica também definida a perda do direito ao subsídio e aos correspondentes dias de licença sempre que o médico der o trabalhador como apto - uma possibilidade que, antes, só se abria às inspecções realizadas pela iniciativa da Segurança Social.
continua in
Etiquetas: baixas por doença, Segurança Social
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home