Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

25 março 2007

O texto que lançou a grande Europa

O Tratado de Roma foi assinado apenas doze anos após ter terminado o pesadelo de um conflito que tinha deixado a Europa em ruínas. O objectivo inicial foi o de aproveitar os bons resultados da anterior negociação que estabelecera, em 1951, o mercado comum do carvão e do aço. O novo documento liberalizava o comércio e abria caminho à futura política agrícola comum. O conceito mais importante era o das "quatro liberdades": livre circulação de pessoas, bens, capitais e serviços.

Na origem dos documentos estava a preocupação económica, mas o pano de fundo era a necessidade de pacificar França e Alemanha, que tinham combatido entre si, por três vezes, nos anteriores 80 anos.
continua in


Reeditar tratado constitucional fugindo ao nome e a referendos

Se a Constituição Europeia tivesse sido ratificada por todos os estados membros da União Europeia (UE), teria entrado em vigor em 1 de Novembro do ano passado.

"A UE vive uma crise", reconhece o primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker. No entanto, para este grande defensor do tratado constitucional, a rejeição do projecto pela França e pela Holanda, na Primavera de 2005, "não foi a razão dessa crise. Apenas a tornou mais visível".
continua in

Jornal de Notícias

Etiquetas: ,