Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

19 junho 2007

Empresa na hora facilita esquemas de fuga ao fisco

O fisco está preocupado porque a medida bandeira do Simplex facilita a criação de empresas fantasma para fugir ao IVA.

A empresas na hora é uma das principais dificuldades no combate à fraude carrossel em IVA, já que permite a criação de empresas com grande facilidade. Esta questão foi discutida no seminário sobre criminalidade tributária - “Combate à fraude carrossel de IVA, Intervenção do Ministério Público, da Administração Fiscal e das Polícias” - que está a decorrer em Lisboa.

Quem o disse foi Pedro Moreira, inspector da a Divisão de Investigação da Fraude e de Acções Especiais (DSIFAE) da Direcção-geral de Impostos, ao apontar “a facilidade de constituição de empresas”. Fonte da inspecção tributária explicou ao DE que a sua participação na fraude carrossel “é um fenómeno novo para o qual a inspecção e as associações empresariais já estão alertadas”. Mas sublinha que “por ser algo recente é ainda muito cedo para se poder estimar a dimensão deste tipo de fraude”, acrescentando ainda que “o combate à fraude carrossel, envolvendo empresas na hora, requer meios de combate financeiro e recursos humanos muito significativos”.
continua in
Diário Económico

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Blogger Paulo said...

Foi a primeira coisa que pensei quando dos "milagres" do Simplex.

Abraço
Paulo

6/20/2007 4:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home