Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

14 junho 2006

Grã-Bretanha: Vírus mortais podem ser comprados na Internet

Terroristas com formação podem recriar o vírus da varíola e outros vírus mortais beneficiando da ausência de leis que não proíbem a venda, pela Internet, dos elementos base necessários para o seu fabrico, indicou hoje o Guardian.

Para fundamentar esta informação, o diário britânico revela que encomendou uma curta sequência do ADN da varíola. A pedido do jornal, a amostra encomendada sofreu três pequenas modificações para que se tornasse inofensiva e foi enviada para uma morada anónima em Londres.

O jornal indica que o vírus mortal da varíola existe unicamente em laboratórios desde que a doença foi considerada como erradicada há mais de três décadas. Um estudo mostrou no entanto que a maior parte das pessoas seriam incapazes de resistir a este vírus e que um reaparecimento da doença em apenas 10 indivíduos poderá contaminar até dois milhões no espaço de 180 dias. O Guardian indica que fragmentos de ADN da poliomielite e da gripe espanhola (que matou mais de 20 milhões de pessoas em todo o Mundo) podem ser conseguidos através da Internet.
ver in
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=232158