Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

30 junho 2006

Nova Lei da Nacionalidade é inclusiva

A nova versão da Lei da Nacionalidade deu passos no sentido de ser mais inclusiva em relação às crianças e jovens que eram estrangeiros sem nunca terem saído de Portugal. Esta foi uma das vantagens da nova legislação defendida, ontem, no Porto, pelo Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas.

Rui Marques, que falava em "Cidadanias - Congresso Internacional sobre Discursos e Práticas", que decorre na Universidade Fernando Pessoa, realçou o facto da Lei da Nacionalidade estar em "contra-ciclo" com o que está a ser feito na Europa."Até aqui, os filhos de imigrantes cresciam com o estigma de serem estrangeiros sem nunca terem saído de Portugal, o que gerava uma dinâmica de exclusão dessas crianças. A alteração feita permitiu tornarmos o "nós" mais inclusivo", realçou.
ver in

http://jn.sapo.pt/2006/06/30/nacional/nova_da_nacionalidade_e_inclusiva.html