Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

24 novembro 2006

Droga entre jovens é mais frequente nos que saem à noite. Haxixe à venda em Portugal é o mais barato da Europa

Portugal é o país da Europa onde a cannabis é mais barata. Cada grama de haxixe custa 2,3 euros e cada grama de erva 2,7 euros, quando a média dos restantes Estados varia dos cinco aos dez euros, e na Noruega ascende mesmo aos 12. De acordo com o relatório anual do Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência (OEDT), ontem apresentado em Bruxelas, nunca custou tão pouco comprar substâncias ilícitas no espaço europeu.

Pela primeira vez, o OEDT fez uma análise dos preços a que a droga é vendida nas ruas para concluir que, em cinco anos (de 1999 a 2004), o custo médio tem caído a pique. Há casos em que a descida é para quase metade, como o ecstasy, hoje 47% mais barato, ou a heroína castanha (45%). Mas todas as substâncias se tornaram mais acessíveis aos bolsos dos consumidores ou possíveis consumidores: a cannabis custa menos 19%, a cocaína menos 22% e as anfetaminas menos 20%.
continua in

Diário de Notícias