Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

24 fevereiro 2007

Subida dos juros beneficia mais banca do que clientes

De cada vez que se prevê nova subida dos juros, o mercado bancário apressa-se a subir a taxa cobrada às famílias com crédito à habitação, mas não aumenta da mesma forma os juros pagos aos clientes pelos seus depósitos. É comum dizer que a subida dos juros prejudica quem contrai empréstimos e beneficia quem tem depósitos, mas o certo é que isso não acontece na mesma medida em Portugal, em 2006, o benefício ficou muito aquém do prejuízo.

Entre Janeiro e Dezembro, indica o Banco de Portugal (BdP), a taxa de juro praticada nos empréstimos à habitação subiu quase um ponto percentual (de 3,79% para 4,78%), mas o valor pago pelos bancos pelos depósitos só aumentou 0,6 pontos percentuais (de 1,94% para 2,54%). Ou seja, apesar de terem começado a pagar mais pelos depósitos, os bancos não repercutiram a subida dos juros da mesma forma como fizeram com os empréstimos.
continua in
Jornal de Notícias

Etiquetas: ,