Metade das famílias fora do IRS
Só metade das famílias portuguesas paga IRS. Segundo apurou o Correio da Manhã, de acordo com os últimos números da Administração Fiscal (que englobam os anos de 2004 e 2005), dos 4,2 milhões de agregados que declararam rendimentos, 52 por cento (2 217 419) chega ao fim sem que exista qualquer liquidação de imposto.
Isto significa que, depois de descontadas as deduções previstas na lei (por composição do agregado familiar, por despesas de Saúde e Educação e tendo em conta ainda as retenções na fonte e os benefícios fiscais para quem os tenha), só sobre 48 por cento das famílias portuguesas recai uma colecta líquida de imposto. Ainda de acordo com as contas feitas pelas Finanças, há cada vez mais contribuintes a declarar IRS, mas cada vez menos pessoas a pagar.
continua in
Correio da ManhãIsto significa que, depois de descontadas as deduções previstas na lei (por composição do agregado familiar, por despesas de Saúde e Educação e tendo em conta ainda as retenções na fonte e os benefícios fiscais para quem os tenha), só sobre 48 por cento das famílias portuguesas recai uma colecta líquida de imposto. Ainda de acordo com as contas feitas pelas Finanças, há cada vez mais contribuintes a declarar IRS, mas cada vez menos pessoas a pagar.
continua in
Etiquetas: IRS
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home