Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

17 abril 2007

"A arrogância tem os dias contados", diz Maria José Morgado

Maria José Morgado é, a partir de hoje, directora do Departamento de Investigação e de Acção Penal (DIAP) de Lisboa. Em entrevista ao PÚBLICO, enaltece as virtualidades da partilha da informação policial e de um sistema informático integrado para a gestão do inquérito. "A falta desse sistema", alerta, "origina um tremendo desperdício de recursos, uma irracionalidade organizativa completa e até insegurança processual".

A directora do DIAP de Lisboa frisa: "Não é possível combater o crime, seja em quantidade, seja em qualidade, se não actuarmos em unidade operativa com as polícias".

Que tipo de resposta preconiza para a pequena, média e grande criminalidade?

É decisivo um tratamento diferenciado que permita distinguir as ameaças da pequena e da média criminalidade e da grande criminalidade organizada. São exigíveis energias e métodos distintos. A primeira exige rapidez, simplificação, institutos da consensualização, julgamentos muito rápidos. A segunda exige um modelo de especialização, de cooperação específica com a polícia criminal.
continua in

Etiquetas: