Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

06 outubro 2006

Dez anos à espera para receber o IRS


A Administração Fiscal ainda não devolveu cerca de 40 mil euros de IRS cobrados indevidamente a um contribuinte há mais de dez anos. Os serviços do Fisco perderam a causa em todas as instâncias judiciais e desde 2001 que um Acórdão do Pleno do Supremo Tribunal Administrativo confirmou a razão do contribuinte. O dinheiro, cerca de 40 mil euros, é que ainda não chegou.

Todo este episódio começou com uma inspecção fiscal realizada em 1998 ao contribuinte, que possui um talho no Cacém. Nessa inspecção, a Administração Fiscal fixou, através dos chamados ‘métodos indiciários’, um rendimento líquido da categoria C (empresário em nome individual) para o ano de 1994, no montante de 79 mil euros. Confrontado com este montante, o contribuinte reclamou para a Comissão de Revisão prevista no Código de Procedimento Tributário (CPT).
continua in

Correio da Manhã