Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

21 janeiro 2007

Quase metade dos portugueses vive à custa do dinheiro do Estado

Quase metade dos portugueses tem como principal fonte de rendimento o Orçamento de Estado, alimentado pelos impostos e contribuições de trabalhadores e empresas. Entre reformados do sector público e privado, funcionários do Governo central, regiões autónomas ou autarquias e beneficiários de subsídios e complementos, são perto de 4,7 milhões os portugueses que vivem (ou sobrevivem) à mercê do Estado.

Na esmagadora maioria dos casos, os rendimentos são dados a troco de trabalho (funcionários públicos) ou depois de anos de descontos, sobretudo no caso dos reformados. Isso não impede, contudo, que perto de três em cada dez pessoas sejam aposentadas (ainda que algumas acumulem com uma profissão) e que 14% dos trabalhadores estejam fora da iniciativa privada, mais em concreto, na indústria exportadora, com a qual se conta para aumentar a riqueza nacional.
continua in

Etiquetas: ,