Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

11 março 2007

Novo cartão do cidadão revela sexo mas 'apaga' estado civil

Solteiro, casado, divorciado ou viúvo. A quem interessa esta informação? Regra geral, só ao próprio indivíduo. Daí que o novo documento de identificação português, o cartão do cidadão (CC) , não mencione o estado civil. Em contrapartida, passa a ser obrigatória a indicação do sexo do portador - embora a decisão que seja pacífica - e volta a ter tradução em inglês.

As alterações previstas reflectem a evolução política e social do País. Que o diga o bilhete de identidade (BI), com morte anunciada aos 93 anos, desde que há um mês foi lançado o primeiro exemplar do cartão do cidadão (CC), o documento que reúne cinco áreas: identificação, fiscal, saúde, segurança social e eleitor.

Criado depois da implantação da I República, um regime que tinha como uma das bandeiras acabar com as mordomias da nobreza, o BI pretendia tornar todo iguais aos olhos do Estado. Mas o objectivo demorou algum tempo a atingir, já que os primeiros exemplares foram atribuídos aos profissionais mais qualificados.
continua in

Etiquetas: