Defensor Oficioso

Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…

Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTACTO OFICIOSO

03 dezembro 2006

O Estado das Coisas

Camarate – o embuste

Não é possível continuar-se nesta mentira artificiosa, neste enredo que tem alimentado a tese de atentado.

Vinte e seis anos depois do acidente de Camarate que vitimou Sá Carneiro e Amaro da Costa, ainda persiste, para alguns, o fantasma da tese de atentado. Infelizmente, esta tragédia trouxe promoção e visibilidade pública a certas pessoas e, para alguns partidos, aproveitamento político em determinados ciclos eleitorais.

A dignidade humana e a importância das pessoas que aí morreram impunham outro respeito. De facto, já não há pachorra para, novamente, se assistir a este ruído e a insensatas declarações públicas que de nada servem.

O processo Camarate foi investigado pela Justiça portuguesa até à exaustão, com centenas de relatórios de peritos para todos os gostos, com a produção de todo o tipo de prova admissível em Direito, com inúmeros exames, com exumações variadas aos corpos das vítimas e com incontáveis comissões de inquérito parlamentar. É um recorde digno de ser assinalado em toda a História da Justiça em Portugal.
continua in

Correio da Manhã