Mensagem do Bastonário
“Esta mensagem quero dedicá-la, exclusivamente, ao problema dos pagamentos devidos às advogadas e advogados, precisamente como contrapartida dos serviços prestados no âmbito do apoio judiciário.” Ver mais.
Um blog realizado no âmbito do patrocínio oficioso, na modalidade de dispensa total de taxa de justiça e demais encargos com o processo, (in)dependentemente de juízo sobre a existência de fundamento legal da pretensão…
“Esta mensagem quero dedicá-la, exclusivamente, ao problema dos pagamentos devidos às advogadas e advogados, precisamente como contrapartida dos serviços prestados no âmbito do apoio judiciário.” Ver mais.
A CDHOA divulga o relatório elaborado pela Drª. Adriana Barreiros sobre o actual estado da execução em Portugal do mandado de detenção europeu. Leia os seus comentários, analise os dados estatísticos e conheça a jurisprudência dos tribunais superiores. Ver mais.
O procurador-geral da República (PGR) deverá insistir, perante o Conselho Superior do Ministério Público, no nome de Mário Gomes Dias para vice-PGR. Ao que o DN apurou, Pinto Monteiro já enviou para os membros do Conselho a ordem de trabalhos da reunião da próxima sexta-feira, num email em que não consta nenhum novo nome e respectivo curriculum para ser apreciado.
O Governo vai voltar a aplicar em 2007 os factores de correcção extraordinária de renda que desde 1986 agravam a actualização anual das rendas mais antigas. Deste modo, os inquilinos com contratos de arrendamento anteriores a 1980 arriscam-se a sofrer dois aumentos em 2007: o primeiro, de 3,1%, motivado pela aplicação destes factores de correcção extraordinária; e o segundo, derivado da entrada em vigor do novo regime de arrendamento urbano, que implicará aumentos muito significativos em função da nova avaliação fiscal dos imóveis.
A máquina de café, colocada no Tribunal Judicial das Caldas da Rainha, está a ser vigiada pela PSP, depois de ter sido assaltada três vezes num curto espaço de tempo. Para a juíza-presidente, Isabel Batista, os assaltos demonstram que o edifício “não tem as condições mínimas de segurança”.
texto do Dr. José Silva Jorge, 'Partner', Ernst & Young
A consulta a várias empresas no caso de ajuste directo, quando ele é possível, é uma das recomendações que o presidente do Tribunal de Contas vai hoje fazer ao Estado. Ao todo serão onze as recomendações que Guilherme de Oliveira Martins vai hoje, Dia Mundial da Poupança, fazer com objectivo de “ajudar o Estado a poupar e a gastar melhor” num quadro de controlo orçamental.
As autoridades policiais portuguesas já entregaram este ano às congéneres da União Europeia (UE) 63 pessoas indiciadas ou condenadas no país pela prática de vários crimes, anunciou hoje a PJ.
A GNR está a começar a equipar-se com pistolas eléctricas Taser, armas não letais destinadas à imobilização de suspeitos por tempo suficiente até ser realizada a detenção, segundo soube o JN junto de fontes militares. Um meio que evita a utilização da arma de fogo.
Já está em distribuição o Boletim da Ordem dos Advogados nº 43. A Auto-Regulação e a Justiça Disciplinar constituem o tema central deste número que inclui também uma entrevista com o Presidente do Conselho Superior, Luis Laureano Santos. Leia aqui o Editorial. Ver mais.
Destaque-se a criação da Direcção-Geral da Política de Justiça, do Instituto dos Registos e do Notariado e do Instituto de Gestão Financeira e das Infra-Estruturas da Justiça e o alargamento de competências do CEJ às acções de formação “de advogados e outros sectores profissionais da Justiça”.
Portaria n.º 1151/2006, D.R. n.º 209, Série I de 2006-10-30 - Ministérios das Finanças e da Administração Pública e do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional - Estabelece os factores de correcção extraordinária das rendas referidas no artigo 11.º da Lei n.º 46/85, de 20 de Setembro
Regulamento n.º 204/2006, D.R. n.º 209, Série II de 2006-10-30 - Ordem dos Advogados -
Regulamento Geral das Especialidades, aprovado em sessão plenária do conselho geral dosadvogados de 14 de Julho de 2006.
O Ministério da Justiça (MJ) está a recolher opiniões de magistrados, advogados e membros das Forças e Serviços de Segurança sobre um “esboço” que constitui a base de discussão que a Unidade de Missão para a Reforma Penal, coordenada pelo penalista Rui Pereira, está a seguir na elaboração de um projecto de Lei de Política Criminal.
O Supremo Tribunal de Justiça considera que quem mentir ao preencher um contrato com uma companhia de seguros deve ver o negócio anulado, “ainda que não se verifique nexo de causalidade entre as falsas declarações e o sinistro”.
Em 2005, foram retiradas às famílias de origem e colocadas ao cuidado do Estado mais crianças até aos dois anos. "Um ligeiro acréscimo" que confirma que "o recurso ao acolhimento como forma de intervir em situações de perigo continua a ser predominante, mesmo para idades mais precoces". Esta é um das muitas conclusões do Plano de Intervenção Imediata - relatório da caracterização das crianças e jovens em situação de acolhimento -, elaborado, em Março, pelo Instituto da Segurança Social.
O orçamento para 2007 prevê a desmaterialização do expediente da PJ como a queixa crime e outros documentos por e-mail.
Governo pode incorrer na retroactividade da lei fiscal, o que é inconstitucional.
A aplicação das coimas pelo incumprimento das regras de limpeza das florestas vai passar a "ser mais apertada" a partir de 1 de Janeiro de 2007. A garantia foi dada ontem pelo ministro da Agricultura, Jaime Silva.
Actualmente, as forças policiais utilizam cinco modelos completamente diferentes de pistolas, e em dois calibres, o 7,65mm e o 9mm, o que constitui uma dor de cabeça para os comandos, quer a nível da manutenção, quer, em particular, da instrução.
Numa altura em que o Governo apela aos portugueses para apertar o cinto, o Executivo de José Sócrates prevê gastar no próximo ano mais de 95,4 milhões de euros só em estudos, pareceres, projectos e consultadorias.
Dois terços dos subdirectores-gerais da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) estiveram, até ao passado dia 21 de Outubro, em violação da lei ao não terem depositado no Tribunal Constitucional a sua declaração de rendimentos para efeito do controlo público da riqueza dos titulares dos cargos políticos.
O Governo vai informatizar a partir de 2007 o cadastro dos 12 milhões de prédios rústicos do país para permitir um melhor ordenamento do território e a cobrança de taxas municipais nesses imóveis.
Há tribunais que estão a adiar pagamentos que têm de fazer para 2007. A Associação Sindical dos Juízes Portugueses considera a situação inadmissível e entende que desta forma o Estado não fornece uma «justiça com qualidade e celeridade» como é a sua obrigação.
É muito difícil lidar com o primarismo." O balanço de cerca de um ano em funções não sorri a Clemente Lima, o juiz que dirige a Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI). Há coisas, diz o inspector, em que "já se devia ter evoluído. Deviam criar-se anticorpos em relação aos sentimentos mais primários". Exemplifica com o facto de, cada vez que se fala de mortes causadas por polícias, se contrapor a contabilidade dos polícias mortos. "Estas coisas não podem ser promiscuídas, sob pena de se regressar ao xerifado que por aí campeia."
Os organismos públicos dispõem de muito pouco tempo para elaborar a nova legislação que vai regulamentar a sua actividade. É que segundo as leis orgânicas dos ministérios, publicadas ontem em Diário da República, "os diplomas orgânicos pelos quais se procede à criação, fusão, extinção e reestruturação dos serviços e organismos [...] devem ser aprovados no prazo de 90 dias após a entrada em vigor" das novas macroestruturas. Em declarações no Parlamento, o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, foi ainda mais exigente, ao comprometer-se a aprovar os novos diplomas até final do ano.
O ministro da Justiça, Alberto Costa, manifestou-se, ontem, contra a criação de uma nova repartição territorial no âmbito da reorganização do mapa judiciário. "Não devemos acrescentar mais mapas aos mapas que já existem, devemos reportar-nos a traçados que sejam coerentes com os outros já existentes", sublinhou, ao defender que a nova matriz territorial da organização judiciária seja equivalente às 28 regiões de unidade territorial (NUT III). Ao preferir esta solução - um dos cenários proposto pelo Observatório Permanente da Justiça -, Alberto Costa pretende evitar a profusão de diferentes mapas. "Não devemos complicar", afirmou.
Diário N.º 208 , Série I de 2006-10-27 (128 pág. 1295 KB) - Alteração da Lei Orgânica do XVII Governo Constitucional, (Presidência do Conselho de Ministros e de quase todos os Ministérios).
Uma das hipóteses sugeridas pelo Observatório Permanente da Justiça(OPJ) passa por fazer dos actuais círculos judiciais (58) a nova matriz territorial da organização judiciária. Mas esta solução, embora apresente três vantagens relativamente ao cenário B, tem também "duas principais desvantagens".
Aveiro, Coimbra e Faro vão ter os Tribunais todos concentrados num pólo único, em terrenos pertencentes às respectivas câmaras municipais.
Se estivesse em vigor a proposta de alteração ao Código de Processo Penal (CPP) que o Governo vai aprovar antes de enviar à Assembleia da República (AR), Pedro Inverno, condenado a 14 anos de cadeia por crimes de pedofilia, nunca teria sido libertado por se ter esgotado o prazo de duração da prisão preventiva.
editorial nº 11
Os tribunais não podem continuar a tratar de forma semelhante a grande e a pequena criminalidade nem acolher de modo igual os litígios de alta e baixa intensidade. O tratamento tem de ser diferenciado, sobretudo no que respeita à litigação de "massa", recomenda um estudo para a criação de um novo mapa judiciário que é hoje apresentado em Coimbra, perante o ministro da Justiça.
A Deco diz que o anteprojecto do Código do Consumidor representa "um retrocesso" nos direitos dos consumidores. Porque não só não melhora o que está mal, como diminui os actuais níveis de protecção do cidadão. Em suma, "é uma oportunidade perdida", acusa a associação.
Finanças Locais e Regionais vão ser aprovadas na Assembleia mais cedo do que o previsto, de forma a contornar riscos de inconstitucionalidade e aliviar a pressão sobre Cavaco. PR terá mais tempo para promulgar.
Portugal vai ser obrigado a alterar a lei sobre as mais-valias na venda de habitação.
O processo de extinção de serviços da Administração Pública tem que estar concluído no prazo de 40 dias úteis, menos 20 do que o prazo dado para fusão e reestruturação, segundo o decreto-lei que entrou hoje em vigor.
As associações ambientalistas Liga para a Protecção da Natureza e Quercus congratularam-se hoje com a condenação do Estado português pelo Tribunal de Justiça Europeu por violação de normas ambientais relacionadas com o traçado da Auto-estrada do Sul (A2), entre os nós de Aljustrel e Castro Verde.
O Presidente da República pediu hoje ao Tribunal Constitucional que fiscalize a legalidade da proposta de referendo sobre o aborto, aprovada na semana passada pelo Parlamento. O pedido de ficalização é obrigatório no caso dos referendos.
Editorial do Dr. Eduardo Dâmaso
O valor dos encargos das empresas com processamentos de impostos, regulamentos e registos necessários para cumprir as leis do País atinge os 6,1 mil milhões de euros em Portugal, 4% do PIB a preços de 2006, de acordo com cálculos da Associação Industrial Portuguesa (AIP).
Entre o encavacamento do pacto e os constrangimentos ditados pelas notícias trazidas pela proposta de Orçamento do Estado, talvez possamos ser este ano dispensados de ouvir as tradicionais e desgraçadas reivindicações de aumento da despesa pública com o sistema judicial. Além de servirem como pretexto dissimulador de várias irresponsabilidades, o que há nelas de mais detestável é a limitadora afirmação ínsita de que um aumento do gasto do Estado é condição necessária para a melhoria da justiça. Filiadas na mesma lógica que só exige mais dos mesmos meios obsoletos para alimentar os mesmos procedimentos arcaicos, propondo a cultura do absurdo em que mais da mesma oferta só estimula mais da mesma procura, ainda sobressai nessas reivindicações a indisponibilidade para procurar fazer melhor pensando e escolhendo fazer diferente.
A forma como estão a ser feitas as perseguições policiais está a ser avaliada, segundo adiantou, ontem, no Parlamento o ministro da Administração Interna, António Costa. O governante esteve durante a manhã na Comissão de Direitos Liberdades e Garantias da Assembleia da República, na sequência de uma solicitação do Bloco de Esquerda, a propósito dos incidentes ocorridos recentemente no Porto e Gaia e que provocaram um morto e dois feridos graves, por disparos de militares da GNR na sequência de perseguições.
Um total de 3.581 processos entraram nos Julgados de Paz entre Janeiro e Setembro deste ano, elevando para 10.688 o número de processos recebidos desde 2002, quando se iniciou este mecanismo de resolução de conflitos.
O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, considera “essencial” o recurso a técnicas especiais de investigação, como as escutas telefónicas, no combate aos crimes de corrupção.
No passado dia 16 de Setembro realizou-se um Forum organizado pela Deutsche Anwalt Verein – Associação dos Advogados Alemães (DAV), sob o tema “Direitos Fundamentais nos Processos Penais na Europa”.